RSS

Aprender com os media

As crianças estão constantemente a aprender através da informação transmitida pelo media (computador, televisão, rádio, emprensa…), contudo em contexto familiar, a maioria dos pais encontra como estratégia mais adequada para entreter  o(s) filho(s), ligar a televisão num canal de desenhos animados. Esta estratégia na minha opinião pode ser boa, caso não seja posta em prática sistemáticamente e haja, por parte das familias, cuidado em escolher os desenhos animados de acordo com com alguns critéiros de qualidade. Tendo em conta o meu ponto de vista apresento alguns exemplos com o respetivo comentário.

Exemplos de desenhos animados:

Os desenhos animados foram deste sempre um contributo extremamente importante para a educação do público infantil, pois constituem um importante meio de transmissão de valores, moldando e educando gerações. Todas as crianças estabelecem uma relação íntima com as personagens das séries que vêem diariamente, ou seja, é como se vivessem a vida dos desenhos animados. Assim, as crianças partilham com eles, sentimentos, emoções e apreendem as consequências das ações que observam.

Tudo isto em tempos passados detinha uma enorme riqueza educacional, onde cada criança aprendia a lidar com sentimentos e emoções, compreendia os comportamentos certos e os errados. Contudo, hoje em dia alguns dos desenhos animados que passam na televisão não evidenciam estas antíteses (bem/mal e certo/errado), o que pode ter repercussões no que se refere aos comportamentos manifestado pelas crianças.

Nesta faixa etária, as crianças são reprodutoras de comportamentos, sendo por isso influenciadas pelos seus desenhos animados preferidos, podendo interiorizar comportamentos menos corretos devido à falta de coerência de algumas séries de desenhos animados.

Atualmente, encontramos uma enorme diversidade de desenhos animados na televisão, parece-me importante realçar alguns exemplo apresentando o meu ponto de vista:

“Inspector Gadget”:

Clica na imagem para veres um episódio do Inspector Gadget

 Esta série de desenhos animados tem vindo a educar gerações, onde está patente um enorme caracter educativo, sendo responsável pela transmissão de valores como a importância da entreajuda e a amizade. Apresenta coerência nas antíteses bem/mal, certo/errado, transmitindo-o às crianças de uma forma adequada sem recurso à violência. A qualidade desta série é evidenciada, não só por ainda ser transmitida, mas também por ser disputada pelos canais televisivos. Esta série já passou em canais televisivos como a SIC, o PANDA e atualmente passa na SIC K.

“Manny mãozinhas”:

Clica na imagem para veres um episódio do Manny Mãozinhas

 Na minha opinião, esta recente série de desenhos animados desenvolve valores como a aceitação da diferença, a importância do trabalho cooperativo, a importância de cuidarmos do nosso material através da personificação das ferramentas, a temática da multiculturalidade, o conctacto com outras línguas (como o espanhol). Esta série, que está a ser transmitida pela Disney Chanel, parace-me estar bem concebida e adequada ao publico infantil, não apresentando nenhuma incoerência a nivel da transmissão de valores, o que me parece uma mais valia para a educação do publico a que se destina. Poís, é durante a infância que as crianças constroiem a sua identidade.

 “Ben 10″:

Clica na imagem para veres um episódio do Ben 10

Relativamente a esta série de desenhos animados, atualmente transmitida pela SIC K, considero que apresenta uma enorme incoerencia na apresentação das antiteses bem/mal e certo/errado, uma vez que apesar de se diferenciarem as personagens “boas” das “más” é previligiada a violência, provocando uma falta de coerência nas ações que são correta e nas que são incorretas. Este tipo de série, podem provocar a interiorização de comportamentos menos corretos por parte dos telespectadores.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: