RSS

Áreas Essenciais

Aspetos fundamentais em Educação para os media

 

A tabela que se segue apresenta as áreas fundamentais da educação para os media, possíveis questões orientadoras, bem como aspetos a considerar na recolha de informação para formular as suas respostas.

Vertente

Questão-Central

Aspetos a considerar

Instituições

 Quem comunica e porquê?

Profissionais e organizações que produzem os textos mediáticos; natureza das empresas; propriedade e controlo; quadro económico e social em que se inserem; diferentes formas organizativas; diferentes papeis no processo de produção.

 Categorias

Que tipo de texto se trata?

Distinguir os diferentes meios de comunicação (imprensa, rádio, TV, cinema, etc) e as respetivas especificidades; formas e géneros de “texto” (telenovelas, informação, filmes, espetáculo, publicidade, etc.); relação entre a categorização e a compreensão; visão de conjunto da “oferta” de cada meio de comunicação e análise comparativa dos media nos seu conjunto.

Tecnologias

 Como é produzido?

Tipos de tecnologias e respetiva incidência na construção de significados, relação entre tecnologias, capital e propriedade; virtualidade artística do uso das tecnologias.

Linguagens

Como sabemos o que significa?

Modos convencionais de produção de sentido (ex: para a construção da noção de tempo, técnicas de flash back); códigos utilizados (por ex. na banda desenhada); partes de que se compõe um “texto” (sequência, estrutura).

 Representações

 Como é retratado um determinado assunto?

Relação entre os conteúdos dos media (por ex. problemas valores, status social e estilos de vida vida valorizados) e o que se passa na vida real; Estreótipos e as suas consequências ; ficção e realidade: realidade nunca ou pouco representadas e abordadas.

 Audiências

 Quem recebe o texto e que tipo de significado lhe atribui?

Disparidades no acesso aos media; experiências de leitor, telespetador, etc., próprias e do mundo próximo; gostos e preferências (de programas, géneros e pessoas…); diferenças e pontos comuns; influências do consumo dos media; tipo de interações com os conteúdos; tipo de utilização de cada meio de comunicação; relação entre o uso dos media e o conjunto de práticas sociais.

Fonte: Bazlgette, c. (1989)

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: