RSS

Conceitos Chave

A tabela que se segue apresenta conceitos essenciais para uma abordagem mediática.

Conceitos-Chave

Considerações/Questões

1. Todos os media são uma construção

Os meios de comunicação não apresentam simples reflexões acerca da realidade. Em vez disso, eles apresentam construções cuidadosamente trabalhadas que reflectem muitas decisões e são o resultado de muitos factores determinantes; eles apresentam‑nos versões da realidade. A EpM trabalha no sentido de desconstruir essas construções, desmonta‑las para mostrar como são feitas.

Questões: Como e que esta mensagem e construida? Ate que ponto representa bem realidade?

2. Os media constroem a realidade

Os media são responsáveis pela maioria das observações e experiências a partir do qual construímos nossa compreensão pessoal do mundo, e de como ele funciona. Grande parte da nossa visão da realidade baseia‑se nas mensagens dos media, que são construídas. Em grande medida, os media dão‑nos o sentido da realidade.

3. A audiência interpreta o significado nos media

Os media proporcionam‑nos grande parte do material sobre a qual construímos a nossa imagem da realidade, e todos nós “negociamos” o significado de acordo com factores individuais: necessidades e ansiedades pessoais; os prazeres ou problemas do dia‑a‑dia; as atitudes raciais e sexuais; o background familiar e cultural, etc.

4. Os media têm interesses comerciais

A EpM visa desenvolver a consciência acerca de como os media são influenciados por aspectos comerciais e como estes afectam a técnica, o conteúdo e a distribuição. A maior parte da produção dos media é um negócio que visa lucro. As questões de propriedade e controle são fundamentais: um número relativamente pequeno de grupos a controlar o que vemos, lemos e ouvimos nos media.

Questões: quem criou este produto/mensagem e porque? Quem lucra se a mensagem for bem recebida? Quem pode ser prejudicado?

5. Os media contêm mensagens de teor ideológico e de valores

De certo modo, todos os produtos mediáticos fazem publicidade na medida em que proclamam valores e estilos de vida. Explícita ou implicitamente, os media transmitem mensagens ideológicas sobre questões como a qualidade de vida, o consumismo, o papel das mulheres, a aceitação da autoridade e o patriotismo.

Questões: Que estilos de vida, valores e pontos de vista estão representados ou estão omissos nesta mensagem?

6. Os media têm implicações sociais e políticas

Os media têm grande influência na política e na mudança social. A televisão pode influenciar fortemente a eleição de um líder nacional, com base na imagem. Os meios de comunicação envolvem‑nos em preocupações como as questões dos direitos civis, a fome e a epidemia da Sida. Eles fornecem‑nos um sentido íntimo das questões nacionais e das preocupações globais, para que nos tornemos cidadãos da “Aldeia Global” de Marshall McLuhan .

7. A forma e o conteúdo estão intimamente relacionados Como Marshall McLuhan observou, cada meio tem a sua própria gramática e codifica a realidade de modo particular. Diferentes meios de comunicação irão relatar o mesmo evento, mas criar diferentes impressões e mensagens.
8. Cada meio tem uma forma estética única Assim como percebemos os ritmos agradáveis de determinados elementos de poesia ou de prosa, devemos também ser capazes de desfrutar as formas agradáveis e os diferentes efeitos dos meios de comunicação.

Fonte: Duncan, B., Pungente, J. (1989)

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: