RSS

Aprender sobre os media

São inumeros os conteúdos que podem ser explorados em contexto educativo, no entanto selecionei a publicidade pela sua abundância e pela necessidade de tornar as crianças em consumidores conscientes.

Publicidade:

Com a divulgação das novas tecnologias, principalmente após a propagação da internet, as crianças demonstram um maior número de competências adquiridas a nível da educação para os media.

         A sensibilização para os perigos da internet, por iniciativa de algumas entidades, nomeadamente as escolas e as bibliotecas, tem sido um grande contributo para que a criança seja um consumidor consciente.

         No nosso dia-a-dia estamos constantemente em contacto com os media, mas essencialmente com a publicidade que se encontra por todo o lado, na televisão, na internet, na rádio, na rua, nos meios de transporte, nos telemoveis, nos ipad’s. A publicidade está quase sempre presente, visualmente apelativa pela cor, contraste, planos e pelas diversas técnicas marketing, desta forma para além de desenvolvermos nas crianças hábitos de um consumidor consciente é fundamental torna-las em consumidores proficientes e críticos.

         O projeto Media Smart é um exemplo que visa a aquisição das competências enunciadas anteriormente, para obter mais informações sobre este program click no link que se segue:

http://www.mediasmart.com.pt/media_smart.1.html

 

EXEMPLO DE POSSIVEIS PRÁTICAS EDUCATIVAS        

Tendo em conta o anúncio que se segue, como o podemos interpretar? E podemos promover a transversalidade entre as diversas áreas de conteúdo?

Uma atividade interessante a realizar com um grupo de crianças era analisar este cartaz por partes de modo a descobrirem o produto que se está a promover respondendo às seguintes perguntas:

1.  Em que consiste o cartaz?

2.Completa a tua resposta com base no slogan.

3.Qual é a marca do produto?

4.Qual será o produto?

Assim, os alunos motivados pelo desafio e pelo mistérios desenvolvem competências comunicativas, treinam a leitura (texto e imagem), desenvolvem a capacidade interpretativa e aprendem os diversos elementos que constituem um cataz de publicidade, bem como o poder da publicidade e algumas estratégias de marketing.

Uma outra atividade que se poderia realizar era a construção do cartaz. Inicialmente, realizavamos um pedypaper dentro da escola, em que as crianças teriam de encontrar os elementos do cartaz sendo dadas as seguintes pistas:

1. O primeiro elemento encontra-se no local onde realizamos as refeições.

2. O segundo elemento encontra-se no local onde realizamos a higiene.

3.O terceiro elemento encontra-se no espaço exterior da escola onde praticamos desporto.

4.O quarto elemento encontra-se no local onde podemos fotocopiar documentos.

De seguida, pedimos aos alunos que os colem numa cartolina verde – “Como podemos construir um cartaz de publicidades com estes elementos?”. Após a atividade confrontavamos o cartaz elaborado pelas crianças com o original, poesteriormente faziamos a leitura do cartaz original em grande grupo.

Desta forma, as crianças trabalham a Expressão Física (motricidade global e fina) e Motora, o Estudo do Meio(orientação espacial e as partes constituintes da escola), a  Expressão Plástica (colagem, sentido estético) e a Língua Portuguesa (expressão oral e leitura de texto e imagens), aprendem os diversos elementos que constituem um cataz de publicidade, bem como o poder da publicidade e algumas estratégias de marketing.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: